Skip to content

Zeitgeist

24/04/2009

“Espírito do tempo”. Comecei a disciplina Teoria da Narrativa e novas mídias – games, HQ e animação (caça-nerd, como eu gosto de chamá-la). Havia 59 alunos em sala. Muitos vieram por causa do nome da disciplina. Outros pelo professor (modesto? Quem? Eu? Imagina). E outros ainda porque precisam das horas para se graduar e a disciplina lhes pareceu divertida. Ao todo houve mais de 100 inscrições para uma disciplina de 40 vagas.

Porque tantos jovens interessados em games, HQ e animação?

Vou arriscar um palpite: os tempos mudaram.

Há algum tempo – quando eu fazia graduação, por exemplo – imperava o mote da Miséria da Filosofia do Marx; o lance era mudar o mundo e não apenas compreendê-lo. Mas agora a moçada parece a fim de entender o que anda acontecendo no mundo e as novas tecnologias estão na crista da onda. Isso não quer dizer, obviamente, que os alunos abandonaram a idéia de mudar o mundo. Mas o mundo dos alunos ficou menor e não inclui mais uma visão de conjunto da realidade social. Isso também quer dizer que houve uma aumento da percepção da complexidade dos fenômenos. A culpa não é do Marx, sempre um clássico. Foi a doutrinação ideológica que perdeu espaço, o discurso fácil que engajava os alunos nos projetos de poder de uma classe reduzida de iluminados pelo advendo do determinismo histórico. Isso mesmo, nem por Castoriadis alguns professores passaram.

Outro fator é a possibilidade de tematizar o próprio mundo nas reflexões em sala de aula. A geração que cresceu com o videogame e o computador como realidades próximas chegou à Universidade. Abaixo vai uma foto da minha última aula. Foi divertida.

dsc00146

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: